Academia Peter Hess ®

       

PabstSegundo as análises da bióloga celular Drª Maria Anna Pabst, estão reunidas as condições para se formular as primeiras hipóteses sobre o efeito „revitalizar“ da massagem de som, ao nível das células.  Maria Anna Pabst é especialista em biologia celular, histologia e embriologia na Universidade de Graz. É também orientadora de meditação, fez formações em métodos de auto-cura e na massagem de som Peter-Hess.

Muitas pessoas já experimentaram o efeito benéfico da massagem de som. No entanto, coloca-se a questão: a massagem de som atua ao nível das células, atua ao nível psíquico ou atua no homem a um nível global? Para tentar responder a esta questão, analisamos qual o efeito do som de uma taça, nas células de cultura celular. Para esta experiência com som foram utilizadas células endoteliais humanas.

grabiele seidenathTrabalho na clínica Helios Amper de Dachau como enfermeira especializada em Anestesia e Cuidados Intensivos e como profissional de Cuidados Paliativos.

Nesse âmbito, aplico os métodos de som em doentes ventilados ou comatosos na Unidade de Cuidados Intensivos e em doentes internados nos Cuidados Paliativos.

Este acompanhamento é proporcionado, muitas vezes, a pedido dos familiares ou da equipa de cuidados paliativos, a doentes que se encontram na fase pré-terminal ou terminal e têm de nos deixar.

Stress e Imagem Corporal | Dra. Christina Koller

A convite da Academia Peter Hess, a dra. Chistina Koller apresentou em Portugal o resultado de uma investigação da Associação Europeia de Terapia de Massagem de Som, em cooperação com o Insituto Dra. Tanja Grotz.

Trata-se da primeira evidência empírica dos efeitos da massagem de som básica Peter Hess. Com resultados surpreendentes abriu caminho para investigações futuras no âmbito da prevenção da doença, da pedagogia e da terapia. Conheça o estudo e fique a saber porque é que a massagem de Som é tão benéfica.

As Taças de som, chamadas também as Taças Tibetanas ou Tigelas Tibetanas, tem origem na Ásia, sobretudo no Japão, China ,Tailândia e região dos Himalaias. É de supor que existem taças de som desde que o Homem começou a trabalhar o metal ( aprox. a partir de 4000 a.C ) 

As taças de som Peter Hess são fabricadas a partir de Bronze de alta qualidade que é enriquecido, pelo método tradicional, com outros metais. Para a manufatura de uma taça com cerca de 2 quilos são necessárias mais de 30 horas de trabalho, com cinco pessoas a trabalhar simultaneamente no processo de produção.

As Taças de som Peter Hess são utilizadas na terapia de massagem de som, método este criado por Peter Hess.

O efeito terapêutico das Taças de Som Peter Hess tem sido alvo de vários estudos científicos. Estas Taças com 12 metais estão sujeitas a um rigoroso controle de qualidade, por equipas especializadas que trabalham no seu constante melhoramento.

A massagem de som é um método novo ocidental. Peter Hess, tem vindo a desenvolver este método desde 1984 na Alemanha, com base nas suas experiências no Nepal, Índia e Tibete e inspirado no antigo conhecimento sobre o som ( por exemplo,do Ayurveda). Em Portugal são conhecidas como " Taças Tibetanas" e de facto no Tibete também podemos encontrar algumas Taças, mas não são utilizadas na Massagem de Som Peter Hess visto não adquirirem as frequências necessárias e as vibrações adequadas para o trabalho terapêutico com o som. 

Em 2004 a Academia Peter Hess Portugal divulgou as taças com o nome de "Taças Tibetanas" tendo ficado conhecidas como tal. Apesar das taças de som Peter Hess não serem originárias do Tibete , utilizamos por vezes o nome " Taças Tibetanas" para chegar mais facilmente ao público em geral. 

Estrutura da Formação em Massagem de Som Peter Hess ®

Existem duas variantes para a qualificação final como “Praticante de massagem de som Peter Hess”: a Qualificação simples, com 84 horas de formação. Nesta variante, o formando recebe o Certificado PHI ( Peter Hess Institut) ou PHA ( Academias Peter Hess) após o seminário final com supervisão.

A Qualificação alargada, com 100 horas de formação, preenche os critérios da organização de cúpula das profissões liberais da área da saúde (requisitos de número de horas de formação e aplicações práticas alargadas) e integra o suplemento “Título profissional”. Este diploma com o certificado da Associação Europeia de Terapia de Massagem de Som é recomendável para diplomados que pretendam utilizar a massagem de som no contexto profissional.

Os membros da Associação podem solicitar a inscrição numa lista de referência da mesma e da organização das profissões liberais da área da saúde, devendo para tal indicar o seu nome, endereço, consultório próprio, e-mail, website e número de telefone. Esta formação é certificada pela Escola Superior de Steinbeis, Berlim, que poderá emitir o certificado correspondente.

Desenvolvemos, ao longo de três anos, diversas vias de formação, de entre as quais poderá escolher as mais adequadas às suas necessidades. Todas as variantes de formação se baseiam no currículo unitário da massagem de som Peter Hess. Os conteúdos dos seminários são aprofundados e ou complementados através de: estudo autodidático dos guiões e da literatura técnica, prática de massagem de som (estágios) após cada unidade de seminário, 3 massagens de som de formação junto de praticantes autorizados de massagem de som Peter Hess.

Formação em 4 ou 5 etapas

As datas dos seminários de Massagem de Som I, II, III+IV são determinadas individualmente de acordo com as suas possibilidades e necessidades em termos de tempo. Seguir-se-á um seminário final com supervisão que terá lugar cerca de três meses depois. Quem pretenda obter a qualificação final alargada, poderá frequentar, cerca de 6 meses depois, o seminário complementar “ Massagem de som individual de forma fácil, competente e segura!”

Formação em 2 ou 3 etapas – Formação intensiva

Optará, neste caso, por uma formação intensiva de 8 dias, a que se seguirá após cerca de 3 a 4 meses ainda o seminário final com supervisão. Pelo feedback dos nossos participantes, sabemos que este formato é vivido de forma particularmente intensa e inspiradora.

Aprofundamento dos conteúdos dos seminários – Transposição para a prática

Qualificação simples e qualificação alargada

É importante que a matéria aprendida nos seminários seja aprofundada na própria prática. Assim, depois de frequentar todos os seminários práticos (após a massagem de som IV), passará durante 3 meses por uma espécie de estágio. Durante este período, deverá realizar um mínimo de 10 massagens de som, já que, como se sabe, a prática faz o mestre! Na formação, discutir-se-ão os pontos a ter em atenção nos exercícios de massagem de som, a fim de beneficiar de condições seguras para a sua prática, condições essas que o prepararão para os futuros “clientes a sério”.

Transposição para a prática I

Três destas 10 massagens de som deverão ser objecto de relatório. Para o efeito, o orientador do seminário disponibilizará, após a massagem de som IV, documentação que deverá ser enviada ao PHI ou PHA, juntamente com o comprovativo das 3 massagens de som experimentais, 14 dias antes do início do seminário final. Em cada uma destas 3 massagens de som deverá estar incorporado um elemento individual (p. ex triângulo de som). Esta documentação será submetida à apreciação do orientador do seminário final, após o que o participante receberá o feedback com a avaliação. Concluída a formação final, receberá o certificado simples do PHI “Praticante de massagem de som Peter Hess”.

Transposição para a prática II

Cerca de 6 meses após o seminário final, poderá inscrever-se no seminário complementar “ Massagem de som individual de forma fácil, competente e segura!”. Nestes 6 meses, deverá realizar o maior número possível de massagens de som, para poder chegar seguro e bem preparado ao seminário complementar. Após a qualificação final, receberá o certificado alargado da Associação Europeia de Terapia de Massagem de Som com a designação "Profissional Praticante de massagem de som Peter Hess”.

Formação

Curso de Massagem de Som Grau 1

O curso de massagem de som Grau 1 tem a duração de 2 dias com 8 horas diárias. O conteúdo do curso consiste em: História da Origem; O efeito do Som no corpo; Conhecimento sobre as Taças de Som (também conhecidas como taças tibetanas); Demonstração e exercícios de massagem de som - básica; Campos de utilização, limites e contra-indicações

Curso de Massagem de som Grau 2

O Curso grau 2 tem a duração de 2 dias com 8 horas diárias. Conteúdo: Apresentações de noções sobre a Aura/Aura da Saúde e o seu significado para o trabalho com o som; Percepção da Aura/Aura da Saúde; Aplicação específica das Taças Tibetanas na Aura/Aura da Saúde; Limpeza e fortalecimento da Aura/Aura da Saúde com o Gongo Fen.

Curso de Massagem de Som Grau 3 e 4

O curso grau 3 e 4 tem a duração de 4 dias com 8 horas diárias. Conteúdo: Arco Sonoro;Diversas possibilidades de abdução de energia com novos elementos da massagem de som, transferência de energia; Pirâmide de Som; Harmonização;Aplicação de novos elementos;Chacras;Banho cósmico; viagem sonora; Massagem de Som para relaxamento, tendo em conta alguns quadros patológicos.

Supervisão

A supervisão tem a duração de 3 dias. Conteúdo: Na supervisão, ocupa o primeiro plano a pessoa que dá a massagem de som, ou seja, os formandos com os seus pontos fortes e fracos, incertezas, desejos, medos e esperanças. A Supervisão significa literalmente um " Olhar sobre" - pelo que se irá lançar colectivamente um olhar sobre as experiências realizadas com a massagem de som.

 

 

Testemunhos & Comentários

A Sua Opinião Conta! comentários e opiniões

Escreva aqui o que pensa sobre os nossos Cursos e  Formações 

Newsletter

email 128Novidades em primeira mão!

Receba no email informações sobre cursos, workshops e eventos em promoção

academia peter hess portugal

Formadores Certificados

Ingrid Ortelbach - Direção da Acad. Peter Hess Portugal
Formações Graus 1, 2, 3 e 4 e Supervisão

Carla Ortelbach - Direção da Acad. Peter Hess Portugal
Formações Graus 1, 2, 3 e 4

Nuno Cunha
Formações Graus 1, 2, 3 e 4

Regina Santos
Formações Grau 1, 2, 3 e 4

Catarina Santos
Formação Grau 1 e 2

Helena Marmelo
Formação Grau 1

Sandra Chaumeron 
Formação Grau 1


Loja do Som

Taças de Som e Gongos de qualidade terapêutica Peter Hess ®

Com as frequências necessárias e as vibrações adequadas
para o trabalho terapêutico com o som



Veja o catálogo 

ACADEMIA PETER HESS ®

DESDE 2004

Direcção:
Ingrid Ortelbach
Carla Ortelbach

Onde Estamos
Rua da Escola Nova 92 , Matarraque
2785-595 S. Domingos de Rana

Telefones
21 268 03 61 | 96 787 98 07

Enviar email
peter.hess.academy@gmail.com