"A Terapia de Som Peter Hess não é hoje uma Terapia Alternativa. É uma Terapia Complementar aos métodos terapêuticos convencionais. Queremos em breve formar médicos e enfermeiros e também enriquecer os conhecimentos dos alunos do ponto de vista científico."

Ingrid Ortelbach 

 Saiba como as taças terapêuticas já são aplicadas na prática clínica e como foi a festa dos 15 anos da Terapia de Som em Portugal

 

Com as melhores vibrações, as Taças e os Gongos animaram a festa dos 15 anos anos das Taças de Som nosso País e os 10 anos da Academia Peter Hess Portugal.  Ingrid Ortelbach, pioneira do projecto, foi a grande homenageada do evento comemorativo que, no dia 20 de Julho,  reuniu cerca de 100 pessoas, na Torre da Aguilha, em Carcavelos e  terminou ao fim da tarde com o som vibrante das taças, gongos e de outros instrumentos tocados por Ivo Martins e Carla Ortelbach. 

Foram oferecidas ao público 15 prendas (livros, cursos, workshops, dvds...) e foram apagadas 15 velas em homenagem ao feito inédito de Ingrid Ortelbach, que juntamente com a sua filha Carla, têm percorrido um caminho único de empenho, profissionalismo e muita dedicação pela introdução das Taças de Som em Portugal. Todos os aplausos foram merecidos.

Na memória ficam as centenas de cursos e formações certificadas, 3 livros publicados, um sem número de workshops, concertos e muitas entrevistas de rádio, televisão e imprensa escrita.

Para a frente fica o vislumbre de um futuro promissor: a continuação do projecto da Terapia e Som, cada vez mais focado numa perspectiva terapêutica complementar à medicina convencional . A semente, aliás, já foi lançada, com o reconhecimento do método Peter Hess pela Universidade de Steinbeiss na Alemanha e com o interesse crescente de médicos, enfermeiros, neurologistas ou psicólogos pelo Método Peter Hess em dezenas de países em todo o mundo.

A Aniversariante...

ingrid ortelbachIngrid Ortelbach

Pioneira da Massagem de som em Portugal Directora da Academia Peter Hess Portugal

"Queremos em breve formar médicos e enfermeiros e também enriquecer os conhecimentos dos alunos do ponto de vista científico"

Há 15 anos, Ingrid Ortelbach foi pioneira da Massagem de Som em Portugal - um marco inédito que preconizou a chegada da Terapia de Som ao nosso País e que culminou com fundação da Academia Peter Hess Portugal , há 10 anos atrás.
 Com um espírito vivo e uma paixão encantada pelas Taças Tibetanas que, em tempos, encontrou na Índia, Ingrid deixou que a vibração do som conduzisse a sua vida. E quando na Alemanha encontrou o Peter Hess Insitut, dedicado à aplicação terapêutica das taças, o destino ficou traçado. Voltou a Portugal com a ambição de difundir o método terapêutico, que hoje está presente de norte a sul do País, passando pelas Ilhas e também Brasil, onde ajudou a fundar a Academia Peter Hess Brasil.
Por tudo isto, Ingrid fez uma homenagem aos seus alunos: "são maravilhosos". Elogiou o "interesse sempre demonstrado" e o facto de "muitos terem levado o método para outras áreas da saúde em áreas credíveis". Os palestrantes convidados são, aliás, exemplo desse "caminho sério, único e profissional" levado a cabo pela Academia e pelo seu  rigor de ensino e formação certificada:  "a Terapia de Som Peter Hess não é hoje uma Terapia Alternativa. É uma Terapia Complementar aos processos convencionais"

 

 

Os palestrantes...

 

CatarinaCatarina Santos

Palestra "Taças para Crianças"

"A terapia de som tem sido uma mais-valia para trabalhar a confiança, a sensação de protecção ou concentração dos mais pequenos"

Formadora certificada pela Academia Peter Hess, especializada em Terapia Infantil, Catarina focou a sua intervenção na aplicação das Taças de Som em Crianças e sublinhou o contributo da vibração do som e nos mecanismos de auto-regulação e estratégias de Coping em crianças entre os 2 e os 15 anos. Na sua prática profissional, a presença de terapia de som tem sido uma mais-valia para trabalhar a confiança, a sensação de protecção ou concentração dos mais pequenos. Num trabalho muitas vezes desenvolvido em equipa, com psicólogos, pais ou educadores, a utilização taças tem sempre gerado uma aceitação bastante positiva, comprovando assim tratar-se de uma ferramenta benéfica e de extrema utilidade para todos os intervenientes. 

Workshops de Terapia Infantil, como Catarina Santos

 

 

 nuno cunhaNuno Cunha

Palestra "A Química do Som"

"Cada célula tem um campo magnético próprio. A sua energia é vulnerável a estímulos e assim passível de ser modificada (...) com as taças de som terapêuticas são induzidas vibrações harmoniosas ao nível das células, particulas sob-atómicas e, por conseguinte, no corpo como um todo"

Praticante de Massagem de Som, Nuno Cunha falou sobre a criação de campos electromagnéticos e sobre o processo de produção e armanzenamento de energia no corpo humano.

Além da visão holística, mais habital nas abordagens sobre terapias ditas alternativas, o enfoque foi para uma abordagem mais científica-biológica sobre a acção da Terapia de Som Peter Hess no corpo humano.

A metabolização, a mitocondria, as reações enérgicas das células, os campos magnéticos foram alguns dos muitos assuntos abordados para explicar a acção química das taças de Som Terapêuticas  e como são desencadeadas reações afecto-psico-neurofisiolóficas que visam melhorar a saúde do seu todo.

 

 

marco aurelioDr. Marco Aurélio

Médico, cirurgião e praticante de massagem de Som, certificado pela Univerdade de Steinbeis, em Berlim 

"A aplicação das Taças faz parte do meu trabalho clínico"

Na sua intervenção, médico-cirurgião salientou que a  Terapia de Som Peter Hess entrou na sua vida e  faz parte do seu trabalho clínico. Revela que faz essa integração , sobretudo em pacientes oncológicos com cancro da mama e "funciona". Há uma resposta positiva por parte do paciente, defende e explica "não curam mas oferecem as ferramentas necessárias para recuperar a saúde". 

Na sua internvenção, o dr. Marco Aurélio afirmou que é comum "a terapia de som em pacientes em situações de pré ou pós operatório e faz a diferença pois ficam mais positivos, mais relaxados e tudo isso é importante para o processo de cura". À luz da neurociência salientou o processo terapêutico Peter Hess é importante da emissão de Serotonina - quando mais elevada for, maior é o nosso bem estar e felicidade. Estes níveis podem ser medidos pela ciência e tecnologias actuais e a escolha do método Peter Hess prende-se ao facto de haverem estudos comprovados e medidos nos pontos de vista psico-neuro-endocrino-imunológico. 

Foi salientada a ampla bibiografia científica existente na Alemanha - onde as Taças Peter Hess são usadas em muitos casos clínicos - e também o enquadramento universitário que credibiliza do sistema. 

 

 

nuno martinsNuno Martins

Demonstração da massagem de som e as ondas cerebrais

"Como é que a Terapia de Som influencia o nosso cérebro? E como é que o som das taças influencia as nossas ondas cerebrais? E, por conseguinte, a nossa vida no dia-a-dia e a nossa saúde em geral?"

Nuno Martins, praticante de Massagem de Som certificado pela Universidade de Steinbeis de Berlim, tem vindo a obter essas respostas, através de diversos estudos experimentais sobre os efeitos das Taças de Som Peter Hess nas ondas cerebrais, cujo perfil tanto influencia a nossa vida quotidiana e a nossa existência em geral.

Os resultados têm demonstrado, de forma efectiva, que esta terapia complementar permite aliviar os sintomas de doenças tão diferentes como rinite alérica, autismo, enxaquecas, hipertensão ou fibromialgia, miopia, ansiedade, stress, depressão ou lúpus.

No âmbito da sua palestra, Nuno fez uma demonstração em tempo real para analisar os estados antes e depois massagem de som.

Ver próximo Workshop

 

 

CatarinasousaCatarina Sousa

Palestra "A técnica de visualização na massagem de som"

"A aplicação das taças terapêuticas é uma prática regular no meu trabalho com atletas e alta competição"


Psicóloga de formação e Praticante de Massagem de Som certificado pela Universidade de Steinbeis de Berlim, Catarina vive em Barcelona e aplica as Taças Peter Hess no seu trabalho profissional com atletas de alta competição. Na sua intervenção deu exemplos práticos de diferentes contextos, nos quais se utilizou a técnica de visualização durante a sessão de massagem de som.

"A técnica de visualização na massagem de som, ou imagética, tem vindo a ser utilizada na área de psicologia do desporto para auxiliar os atletas em diferentes aspetos da sua performance". Com este cruzamento os efeitos alcançados não podia ser melhores: "é sentido um relaxamento muscular progressivo e também são reduzidos os níveis de ansiedade, acompanhados por um aumento da confiança" tão importante nas exigências da alta competição desportiva. 

 

 

As fotos da Festa

- em breve disponíveis - 

Testemunhos & Comentários

A Sua Opinião Conta! comentários e opiniões

Escreva aqui o que pensa sobre os nossos Cursos e  Formações 

Newsletter

email 128Novidades em primeira mão!

Receba no email informações sobre cursos, workshops e eventos em promoção

Cursos de Gongo

Loja do Som

Taças de Som e Gongos de qualidade terapêutica Peter Hess ®

Com as frequências necessárias e as vibrações adequadas
para o trabalho terapêutico com o som



Veja o catálogo 

ACADEMIA PETER HESS ®

DESDE 2004

Direcção:
Ingrid Ortelbach
Carla Ortelbach

Onde Estamos
Rua da Escola Nova 92 , Matarraque
2785-595 S. Domingos de Rana

Telefones
21 268 03 61 | 96 787 98 07

Enviar email
peter.hess.academy@gmail.com