Pin It

Stress e Imagem Corporal | Dra. Christina Koller

A convite da Academia Peter Hess, a dra. Chistina Koller apresentou em Portugal o resultado de uma investigação da Associação Europeia de Terapia de Massagem de Som, em cooperação com o Insituto Dra. Tanja Grotz.

Trata-se da primeira evidência empírica dos efeitos da massagem de som básica Peter Hess. Com resultados surpreendentes abriu caminho para investigações futuras no âmbito da prevenção da doença, da pedagogia e da terapia. Conheça o estudo e fique a saber porque é que a massagem de Som é tão benéfica.

 Implementação metódica da investigação

A intervenção consistiu na aplicação de cinco massagens de som básicas Peter Hess durante 5 semanas a um total de 201 pessoas, com idades compreendidas entre os 21 e os 78 anos, na Alemanha, Suíça, e Áustria.

Nenhum dos intervenientes apresentava doenças físicas ou psíquicas e ninguém tinha tido conhecimento prévio da Massagem de som. Como instrumentos para recolha de dados, a investigadora recorreu a questionários standard – gestão de stress, segundo Janke e Erdman (SVF 120) e imagem corporal , segundo Clement e Loewe (FKB 20) para constatar se a intervenção (massagem de som básica Peter Hess) tem efeitos na gestão do stress e na imagem corporal, para conhecer os efeitos e para saber se perduram para além da intervenção.

Os indicadores foram medidos antes e depois do período de massagens e foi feito um follow up cinco semanas depois (período sem massagens) para analisar os efeitos das cinco sessões anteriores.

Resultados constatados

Após o período de intervenção (cinco massagens), em todos os indivíduos foi verificado um aumento percentual das medidas positivas de gestão do stress (relaxamento; desvalorização através da comparação com os outros; trivialização;desculpabilização) e consequentemente verificada uma diminuição das medidas negativas de gestão do stress (ocupação mental continuada; resignação; autocomisseração; fuga; autoculpabilização).

No follow up, cinco semanas depois, foi verificado que não houve alteração nas medidas positivas de gestão do stress, tendo-se, assim, mantido as seguintes carcaterísticas: auto-afirmação; abstracção; satisfação compensatória; controlo da situação; controlo das reacções;auto-instruções positivas.

No que diz respeito aos indicadores de imagem corporal, após o período de intervenção e após o follow up de cinco semanas, verificou-se uma influência positiva da imagem corporal, definida como a imagem mental que o indivíduo faz da sua aparência física (percepção, cognição, afectos, avaliações).

Consequentemente, constatou-se uma diminuição da avaliação corporal depreciativa (desvalorização da própria aparência física bem como da sensação de coerência e de bem estar no próprio corpo) e o aumento da dinâmica corporal vital, ou seja a quantidade de força, a capacidade física e a saúde que é sentida em actividades fisicamente intensas como a sexualidade ou a dança.

Conclusão

A intervenção com a massagem de som básica Peter Hess apresenta efeitos positivos ao nível da gestão fo stress e da imagem corporal. Não se registou qualquer efeito negativo na intervenção. Mas para a Dra. Christina Koller, surpreendente foi o facto de as medidas negativas de gestão do stress continuarem a diminuir no follow up efectuado após o período de intervenção, o que comprova que as alterações verificadas após as cinco sessões de massagem além de positivas foram duradouras.

A única medida negativa de gestão do stress que não sofreu alterações foi o isolamento social. Embora tenham sido verificadas diminuições percentuais nos níveis de agressão e evitação, a investigadora admite que os resultados foram inespecíficos, devendo ser interpretados casuisticamente.

Massagem de Som básica Peter Hess tem os seguintes efeitos observados

  • Relaxamento rápido e profundo
  • Facilita o “soltar-se”
  • Harmoniza e revitaliza
  • Efeito estimulador na saúde
  • Melhora a percepção corporal
  • Fortaleçe a confiança original na pessoa
  • Permite o acesso a recursos inexplorados
  • Fortalece a auto-confiança, a criatividade e a força criadora

academia peter hess portugal

Formadores Certificados

Ingrid Ortelbach - Direção da Acad. Peter Hess Portugal
Formações Graus 1, 2, 3 e 4 e Supervisão

Carla Ortelbach - Direção da Acad. Peter Hess Portugal
Formações Graus 1, 2, 3 e 4

Nuno Cunha
Formações Graus 1, 2, 3 e 4

Regina Santos
Formações Grau 1, 2, 3 e 4

Catarina Santos
Formação Grau 1 e 2

Helena Marmelo
Formação Grau 1

Sandra Chaumeron 
Formação Grau 1


Loja do Som

Taças de Som e Gongos de qualidade terapêutica Peter Hess ®

Com as frequências necessárias e as vibrações adequadas
para o trabalho terapêutico com o som



Veja o catálogo 

ACADEMIA PETER HESS ®

DESDE 2004

Direcção:
Ingrid Ortelbach
Carla Ortelbach

Onde Estamos
Rua da Escola Nova 92 , Matarraque
2785-595 S. Domingos de Rana

Telefones
21 268 03 61 | 96 787 98 07

Enviar email
[email protected]