grabiele seidenathTrabalho na clínica Helios Amper de Dachau como enfermeira especializada em Anestesia e Cuidados Intensivos e como profissional de Cuidados Paliativos.

Nesse âmbito, aplico os métodos de som em doentes ventilados ou comatosos na Unidade de Cuidados Intensivos e em doentes internados nos Cuidados Paliativos.

Este acompanhamento é proporcionado, muitas vezes, a pedido dos familiares ou da equipa de cuidados paliativos, a doentes que se encontram na fase pré-terminal ou terminal e têm de nos deixar.

Certa tarde, a equipa de cuidados paliativos veio pedir-me que acompanhasse a Sra. G. nas suas últimas horas; pude, assim, acompanhar esta senhora e a sua família no processo de morte, utilizando o som.   Pelo grande sentimento de gratidão, a filha da Sra. G. expressou o desejo de fazer algo por mim, tendo-lhe eu então pedido que, se lhe fosse possível, descrevesse como tinha vivido as últimas horas da sua mãe. Daí surgiu a descrição da sua experiência, que eu muito agradeço e transcrevo seguidamente: Ler Testemunho «Ela foi um “anjo redentor” para a minha mãe»

Gabriele Seidenath é desde 1994 enfermeira especializada em Anestesia e Cuidados Intensivos e técnica de Cuidados Paliativos. Trabalha desde 2002 (a tempo parcial) na Unidade de Cuidados Intensivos da Clínica Helios Amper de Dachau.

Nesta instituição, aplica, desde 2011, realiza aplicações de som com grande sucesso, dando regularmente palestras em congressos da especialidade sobre «Massagem de som em doentes internados nos cuidados intensivos». É docente convidada na Academia de Schönbrunn, leccionando sobre formação para cuidados de saúde de doentes e idosos a disciplina de métodos complementares nos cuidados normais e intensivos e no acompanhamento de doentes paliativos.

Enquanto naturopata e praticante de massagem de som Peter Hess®, desenvolve a sua actividade em consultório próprio, situado em Munique-Schwabing. Dirige cursos de prevenção da doença em caixas de seguro de doença.  

Contacto: E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.